Busca do Google

Pesquisa personalizada

Doe

domingo, 1 de março de 2009

Luva ensina a tocar piano


Estudante da Universidade Georgia Tech, dos Estados Unidos, cria luva que transmite vibrações para os dedos e ajuda os futuros pianistas a criar uma "memória muscular" das canções.

Os grandes pianistas que levaram anos para aprender a tocar e dominar a técnica do instrumento não vão gostar desta notícia. Kevin Huang, um estudante do Instituto de Tecnologia da Geórgia (Georgia Tech), nos Estados Unidos, desenvolveu um equipamento que pode afastar os futuros profissionais dos métodos tradicionais de tocar piano – uma luva que ensina os movimentos por meio de um computador.

O funcionamento da tecnologia é simples e tem como base uma luva de golfe que leva acoplados cinco pequenos motores, uma bateria e uma ligação sem fio com um computador. À medida que a música toca, os motores recebem pequenos sinais de vibração, indicando qual deve ser usado para tocar determinada nota, ajudando o novo pianista a criar uma “memória muscular” da música.
Por enquanto, o software criado por Huang funciona apenas com cinco músicas, mas em breve terá um novo sistema que poderá ser ligado com equipamentos como o iPhone e outros tocadores de música. O que animou o estudante foram os testes realizados com um equipamento piloto. “Percebemos que os estudantes aprendiam antes as músicas treinadas com a luva do que as que estudavam pelo método tradicional”, diz. Para aperfeiçoar o equipamento, Huang quer incluir luzes no teclado sincronizadas com as vibrações nos dedos, para dar um sinal visual ao novos pianistas.

De acordo com o estudante, o equipamento não vai acabar com a tradicional profissão de professor de piano, mas sim ajudar as pessoas a ganhar tempo na vida moderna. “Com essa luva é possível aprender a tocar enquanto você está trabalhando ou então no transporte público”, afirma.

Fonte: Revista Época

Nenhum comentário:

..::Desde 12 de Abril de 2008 Horizonte-Ceará-Brasil::..
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ATENÇÃO