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quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

(Re)educação Musical


Disciplina obrigatória a partir de 2011, a música abre um mundo de possibilidades artísticas e educacionais


Até 2011, todas as escolas públicas e particulares do Brasil deverão acrescentar mais uma disciplina em sua grade curricular: a música. A Lei no 11.769, de 18 de agosto de 2008, modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que colocava a disciplina optativa e concorrente de outras artes, como o teatro, a dança e as artes visuais. Com a alteração, a música passa a ser obrigatória na educação básica, mas não exclusiva: as outras artes também devem fazer parte do planejamento pedagógico das escolas. Mas qual a importância de se ensinar música na escola? A ciência explica: a música exerce uma importante inl uência sobre a subjetividade, os desejos e os comportamentos humanos. Mesmo na sua forma mais simples, provoca sensações, estados de ânimo, emoções e até estados alterados de consciência, podendo proporcionar relaxamento ou excitação. Músicas que muitas vezes se resumem a ritmos marcados por instrumentos como o tambor - presente em grande parte das culturas tradicionais podem provocar intensas e prolongadas alterações fisiológicas, mudanças no metabolismo, liberação de neurotransmissores antidepressivos naturais, aceleração ou regularização da frequência respiratória. Musicalizar a escola é uma forma de musicalizar a vida. Realizar um trabalho com a música ajuda a melhorar a sensibilidade, a memória e a concentração dos alunos - o que traz benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, pois a iniciação musical na Educação básica estimula áreas do cérebro que irão beneficiar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, além do raciocínio lógico. E o que será ensinado? O Ministério da Educação (MEC) recomenda que sejam trabalhados os cantos cívicos nacionais, além dos sons de instrumentos de orquestras, regionais e folclóricos. Sugere também que as outras artes sejam integradas. É importante que pais e escolas promovam um movimento de educação musical e apresentem aos i lhos e alunos músicas construtivas. Boas músicas possibilitam um trabalho interpretativo apurado e possibilita a reflexão dos alunos. 
 “A melhor música é aquela que essencialmente existe 
para nos dar algo a mais para enxergar o mundo.” 
 Bruce Springsteen

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