Equipamento digital deve chegar ao mercado no próximo mês de julho de 2009.
Ao contrário, por exemplo, de uma câmera digital, que trouxe mais qualidade aos registros, o AvantGrand não oferece um desempenho superior ao piano tradicional. A ideia é, justamente, que o novo equipamento tenha o mesmo desempenho do antigo instrumento.
Aliás, essa é a crítica principal dos pianistas em relação aos pianos digitais: eles não trazem a mesma sensação mecânica e nem a mesma ressonância de um piano tradicional.
Por isso, a Yamaha, em seu novo lançamento, tratou de reinventar o piano digital e desenvolveu um equipamento híbrido. A empresa preocupou-se em desenvolver uma tecnologia que faz com que as notas sejam reproduzidas da forma mais fiel possível ao som do instrumento original. Até os pedais foram feitos respeitando o peso do piano tradicional, tudo para que o músico tenha a sensação exata de estar tocando um autêntico piano de cauda.
Quatro alto-falantes estão estrategicamente instalados nas mesmas posições dos quatro microfones que eram utilizados para amplificar o som de um piano de cauda. Outros quatro subwoofers estão presentes na sua parte inferior para ajudar na ressonância do som produzido pelo aparelho.
Outra grande vantagem é o preço do AvantGrand, que deve chegar ao mercado por cerca US$ 19 mil (aproximadamente R$ 46 mil), 100 mil dólares mais barato que um piano tradicional. O peso do piano digital também é menor: 199 quilos contra quase 500 de um modelo de cauda. A novidade foi apresentada pela Yamaha na última semana e deve chegar às lojas no próximo mês de julho.
Fonte: Revista Época
Nenhum comentário:
Postar um comentário