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domingo, 11 de dezembro de 2011

Análise da Trilha Sonora do Mario World

Estudantes fazem análise da trilha sonora de um dos maiores clássicos dos video games.



Um trabalho realizado por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco fez uma análise completa da trilha sonora dos jogos do Mario. A trilha, composta por Koji Kondo, é uma das mais marcantes e expressivas já criadas no mundo dos games.
A pesquisa do grupo consistiu em detalhar cada uma das etapas da composição, identificando os estilos musicais adotados e o consequente impacto que eles provocam nos ouvintes. O vídeo acima, de 9 minutos, explica as diferentes ambientações e variações que a música proporciona ao longo das fases.
Os estudantes afirmam que, assim como Super Mario é um marco na história dos jogos eletrônicos, sua trilha sonora também pode ser considerada revolucionária, sendo as suas características referências para a criação de outros jogos ou opção estética nos mais variados tipos de mídia.


Via Tecmundo

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

(Re)educação Musical


Disciplina obrigatória a partir de 2011, a música abre um mundo de possibilidades artísticas e educacionais


Até 2011, todas as escolas públicas e particulares do Brasil deverão acrescentar mais uma disciplina em sua grade curricular: a música. A Lei no 11.769, de 18 de agosto de 2008, modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que colocava a disciplina optativa e concorrente de outras artes, como o teatro, a dança e as artes visuais. Com a alteração, a música passa a ser obrigatória na educação básica, mas não exclusiva: as outras artes também devem fazer parte do planejamento pedagógico das escolas. Mas qual a importância de se ensinar música na escola? A ciência explica: a música exerce uma importante inl uência sobre a subjetividade, os desejos e os comportamentos humanos. Mesmo na sua forma mais simples, provoca sensações, estados de ânimo, emoções e até estados alterados de consciência, podendo proporcionar relaxamento ou excitação. Músicas que muitas vezes se resumem a ritmos marcados por instrumentos como o tambor - presente em grande parte das culturas tradicionais podem provocar intensas e prolongadas alterações fisiológicas, mudanças no metabolismo, liberação de neurotransmissores antidepressivos naturais, aceleração ou regularização da frequência respiratória. Musicalizar a escola é uma forma de musicalizar a vida. Realizar um trabalho com a música ajuda a melhorar a sensibilidade, a memória e a concentração dos alunos - o que traz benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, pois a iniciação musical na Educação básica estimula áreas do cérebro que irão beneficiar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, além do raciocínio lógico. E o que será ensinado? O Ministério da Educação (MEC) recomenda que sejam trabalhados os cantos cívicos nacionais, além dos sons de instrumentos de orquestras, regionais e folclóricos. Sugere também que as outras artes sejam integradas. É importante que pais e escolas promovam um movimento de educação musical e apresentem aos i lhos e alunos músicas construtivas. Boas músicas possibilitam um trabalho interpretativo apurado e possibilita a reflexão dos alunos. 
 “A melhor música é aquela que essencialmente existe 
para nos dar algo a mais para enxergar o mundo.” 
 Bruce Springsteen

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